Reflexões sobre Escalada Esportiva

cliMBing4life

O post sobre a Semana Santa na Serra do Cipó foi adiado por um motivo muito nobre. Quando estava em Red River Gorge, em outubro do ano passado, vivendo só a escalada por um mês, eu e Matteo tomamos a decisão de que queríamos mudar de vida. Percebi que a rotina usual de trabalho que somos educados a seguir não me satisfazia e o Matteo compartilha do mesmo sentimento. Decidimos então que iríamos juntar dinheiro, mudar para Europa  e viver para escalada. Um sonho que tenho desde pequena, mas a coragem só veio agora e o apoio do Matteo foi decisivo!

Aqui no Rio, eu treino no muro de escalada Evolução quatro vezes na semana e costumo escalar na rocha sábado e domingo, inclusive viajando com frequência, mas aquele mês em Red River e o contato com pessoas que viviam escalando me mostraram que esta rotina que tenho não é suficiente. Mais de meio ano desde que decidimos melhorar de vida se passou e a vontade de viver apenas escalando só aumentou!

O nosso desejo é mudar de vez para Europa no fim de 2015 e ficar, pelo menos, um ano só viajando para escalar e conhecer os mais famosos picos de escalada da Europa. Foi então que surgiu o projeto cliMBing4life, que é a ideia de contar como esta trajetória será.  Criamos uma fanpage, que você pode acessar clicando aqui, e nela divulgaremos notícias nossas, relatos sobre os preparativos para então relatar nossa jornada do ano que vem.

logo-climbing4life-6-bg-granco

Contando um pouco sobre o projeto, o plano é chegar na Europa pela Itália, onde o Matteo tem família, voarmos para Grécia e, em seguida, Turquia. Voltamos então para Itália e compraremos um furgo (motorhome) para viajar pela Europa continental. O roteiro completo será Kalymnos (Grécia), Geyikbayiri (Turquia), Arco (Itália), Frankenjura (Alemanha), Ceüse (França), Rodellar, Siurana, Margalef, Oliana e Santa Linya (Espanha) e agora “só” falta juntar dinheiro para executá-lo.

Estamos economizando fortemente e o Matteo vai inclusive passar longos seis meses a partir de maio trabalhando na Itália (e ganhando em euro!) para tentarmos garantir que a gente vá ainda este ano.

A viagem e processo de preparação até ela ocorrer serão documentados e postados na fanpage, então curtam cliMBing4life e acompanhem nosso projeto de vida, que me parece sensacional: um casal de escaladores que, cansados e incompletos com a rotina comum proposta pela sociedade de viver para trabalhar, deixa para trás a vida “normal” para viver fazendo o que mais ama, escalando. Quem não patrocinaria esta ideia? Estamos abertos a propostas!

Uma resposta

  1. fox

    Pois é, o problema é esse, escalar não dá dinheiro… Eu sempre quis fazer algo assim, e vou fazer! Só não sei quando…

    Eu pensei em duas soluções alternativas a juntar dinheiro previamente: trabalho temporário em cada local, mas aí teria que se submeter sem frescura ao que encontrasse; ou trabalhar num emprego itinerante. Conheci um cara que trabalha em um banco de microfinanças (uma ONG com apoio da ONU ou algo assim) que está sempre viajando para lugares exóticos, e ganhando para isso! Bem, de qualquer forma só não ser muito exigente que é possível viajar com pouco dinheiro…

    3 de julho de 2015 às 2:04

Deixe um comentário