Reflexões sobre Escalada Esportiva

Barra Pesada / Rio Boulder Festival

Com o teórico início da temporada, que infelizmente durou apenas dois finais de semana, eu animei em tentar novamente a via Barra Pesada (10a), localizada na Barrinha. Tinha entrado nela uma vez tem um tempo, mas no verão, o que tornava bem mais difícil travar em dois regletes cristais e dar o bote para o abaulado, início do primeiro crux. Com temperaturas mais amenas e por eu ter mandado rápido a via Intrusos do Sul (9c), resolvi focar na Barra Pesada.

Início da Barra Pesada (10a), Barrinha, Rio de Janeiro. Foto: Filipe Silva.

Início da Barra Pesada (10a), Barrinha, Rio de Janeiro. Foto: Filipe Silva.

No primeiro dia, achei a via bem dura, especialmente porque tive que fazer o final do primeiro crux diferente do beta tradicional, já que era uma rebotata muito esticada. Então, em vez de rebotar, cruzei. O mov ficou duro, mas factível para mim e acho que bem mais legal também! Se neste primeiro crux levei desvantagem, no final da via, para fugir novamente de um mov esticado, achei uma agarrinha que deixou bem mais seguro o último movimento da via, que já ouvi ter derrubado muita gente!

Eu dando o meu jeito para conseguir passar pelo primeiro crux. Foto: Filipe Silva.

Eu dando o meu jeito para conseguir passar pelo primeiro crux. Foto: Filipe Silva.

No segundo final de semana trabalhando no projeto, quando ainda estava friozinho aqui no Rio, caí bem no final, infelizmente por não saber de um beta que realmente facilitou, passando com solidez tanto pelo primeiro quanto pelo segundo crux da via (uma sequência de regletinhos).

Segundo crux. Foto: Filipe Silva.

Segundo crux. Foto: Filipe Silva.

Fiquei bastante esperançosa e não via a hora de voltar à Barrinha, mas foi corpus christi e eu já tinha passagem comprada para BH. O feriado foi incrível e eu adorei escalar na Bocaina!

De volta ao Rio, ainda fiquei doente durante a semana, mas felizmente sábado estava eu lá de novo na Barrinha. Entretanto, havia chovido na sexta e a rocha estava bem babada! A escalada para mim foi uma tragédia, caí duas vezes no início do primeiro crux (bote para o abaulado), mas o Pedro Cyrino, parceiro nesse projeto, caiu bem no final da via, tentando o beta novo!

Bote para o maldito abaulado! Foto: Filipe Silva.

Bote para o maldito abaulado! Foto: Filipe Silva.

Resolvi ir contra o entendimento do meu corpo de que ir dos dias seguidos na Barrinha não rende e domingo eu estava de volta com o Filipe Silva. A rocha estava bem mais seca, apesar do calor e eu consegui ficar no abaulado! Fui administrando o resto da via, aproveitando os descanso, até chegar no movimento com o beta novo, que eu não havia testado. Resolvi arriscar, mesmo estando na cadena e deu tudo certo!

Acho que mandei a via bem sólida e chegou a hora de tentar a via Vaca Louca (10b), que inclusive foi a primeira via com esta graduação escalada por uma escaladora brasileira, pela Lu Di Franco no início do ano passado (eu fui a segunda com a cadena da Lágrimas de Sangue (10b), também na Barrinha, meses depois).

Mas não é só de via que vivem os cariocas! Daqui a dois finais de semana, de 26 a 28 de junho, vai ocorrer o Rio Boulder Festival, primeiro festival de boulder em rocha realizado na cidade do Rio de Janeiro, neste primeiro ano na tradicional Urca. Inscrições aqui!

Rio Boulder

Eu já me inscrevi e garanti o kit premium, com camisa, chinelo e escovinha Zen! A inscrição também garante a participação no sorteio de vários equipamentos, gentilmente fornecidos pelos patrocinadores e apoiadores do evento, dentre os quais estão marcas que me apoiam – CAMP, Deuter, Edelweiss, Evolução e Five Ten Brasil! Tenho certeza que o evento será incrível e convido a todos a participar!

3 Respostas

  1. Hei ciao bianca!!!!! Come va?

    19 de junho de 2015 às 7:37

  2. Pingback: O Retorno |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s