Reflexões sobre Escalada Esportiva

O Caminho para o Bicampeonato

Depois de passar as férias em Arcos e Bocaina, com a parceria com o Refúgio Bocaina, me concentrei 100% em treinar para o Campeonato Brasileiro de Escalada de Dificuldade. Considerando que eu havia ganhado no ano passado e que meu primeiro semestre tinha sido de boas cadenas, para alguns eu era favorita. Entretanto, eu não me sentia favorita, pois estava tentando retornar ao ritmo depois de uma pausa forçada de 2 meses.

Esta condição fez com que eu tirasse um pouco da pressão que normalmente me coloco quando busco resultados e me motivasse a treinar duro no Evolução para esta competição. Foram 8 semanas de treino no muro, academia e até na rocha, pois me forcei a repetir vias que de algum modo ajudariam no meu desempenho na competição. Sem esquecer, claro, da dieta!

Nas vésperas do campeonato, não me via preparada, mas já não poderia fazer nada, apenas relaxar e me divertir com a escalada.

Chegamos sexta à noite Belo Horizonte e ficamos na casa da Raiane Melo, com quem dividimos um pouco o nervosismo pré-competição.

No sábado, o Matteo escalou de manhã e foi me atualizando sobre o seu desempenho. Fiquei muito feliz em saber que ele tinha mandado a primeira via da semifinal e chegado perto do fim da segunda, fazendo com que ele garantisse vaga em sua primeira final!

DSC_0006

Matteo na primeira via da semifinal. Foto: Jean Ouriques.

Matteo Semi, foto Alexandre Ferreira

Matteo na segunda via da semifinal, que foi a primeira via do Pro feminino. Foto: Alexandre Ferreira.

A semifinal do Pro foi no início da tarde e, pelo sorteio, ficou determinado que eu seria a última a escalar as duas vias deste round. A primeira via saiu sem problemas, apesar de ser no canto do muro, o que me dá a sensação de desequilíbrio, as agarras eram melhores do que pareciam. Já a segunda via estava bem difícil de leitura e eu errei alguns lances. Achei essa via dura, mas teve o melhor movimento da competição, um bote de duas mãos!

Semi, foto Alexandre Ferreira

Passada que resolvi fazendo um bote de duas mãos! Foto: Alexandre Ferreira.

Dei gana, o tempo quase estourou, mas consegui ser a única a encadenar a segunda via da semifinal e passei em primeiro para final.

A final do Amador Masculino foi a segunda via da semifinal Feminina. Matteo escalou bem, melhorou bastante do ano passada para este e terminou em sexto lugar. Independente da colocação, acho que ele aprendeu muito com esta competição, o que me deixou bem orgulhosa!

DSC_0181

Primeira costurada da via final do Amador. Foto: Bianca Castro.

Pontualmente às 19h30 fechou o isolamento para final Pro. Uma coisa que tem que ser parabenizada é a organização do evento. Rokaz e ABEE estão de parabéns, pois tudo ocorreu dentro do cronograma previsto.

Ao ler a via da final, fiquei bem confiante! A via parecia mais atlética e sem muito mistério de leitura. Ao escutar a torcida, fiquei com a impressão de que ninguém tinha mandado a via, mas que as meninas estavam caindo no final. De qualquer forma, saí do isolamento só pensando em escalar o meu melhor e encadenar aquela via! Escalei com bastante fluidez e mandei a via super rápido, sem hesitar, no meu modo automático, do jeito que eu gosto de escalar! Minha Dragon, apesar de estar precisando ressolar, não me deixou na mão. Não canso em dizer que adoro esta sapatilha e estou muito feliz com a parceria com a Five Ten Brasil, inclusive que está com ótimos descontos no site!

DSC_0260

Final do Campeonato Brasileiro de Escalada de Dificuldade. Foto: Matteo Maffizzoli.

Pódio Feminino, foto Alexandre Ferreira

Pódio Pro Feminino. Foto: Alexandre Ferreira.

Lógico que fiquei muito feliz, pois esta vitória mostrou mais uma vez que com dedicação conseguimos superar qualquer coisa. Todo esforço uma hora volta em realizações!

Parabenizo a todos que competiram e ajudaram neste campeonato, saibam que estamos ajudando no crescimento da escalada brasileira.

Para terminar a viagem, ainda conseguimos escalar domingo no Baú de Minas, graças a parceria do Felipe Franco e autorização do proprietário. Estávamos exaustos, mas conseguimos aproveitar!

Deixe um comentário